Thursday, September 8, 2011

Volta às Aulas (snif, snif) Mas Não Esqueça do português!

Gente, juro que tivemos esse mesmo papo em casa!
Pois é, minha filha foi à escola duas semanas atras pela primeira vez.  É uma epoca doce e um pouco triste para nos duas.  O mundo da Gabi esta expandindo muito entre as 8:30 da manhã e as 2:40 da tarde, e pela primeira vez, não estou do lado dela para acompanhar.  

Quando Gabi chega em casa cantando musicas novas, ou brincando de um jeito diferente, usando vocabulario novo eu sinto o futuro (distante? proximo?) em que não vai ser tao facil saber das pequenas e grandes aventuras da vida da minha menininha.


Como era de se esperar, ja passei muitas horas na escola nova, por enquanto so ajudando com o almoço (confesso que uma vez dei arroz e feijão de colher a Gabi, mas foi a última vez!) - e isso antes de me tornar uma voluntária oficial.  Agora que tenho meu cracha, ninguem me segura!  Brincadeirinha!  rsrsrs...
Que combinaçao perfeita, saudades e almoços tranquilos!
Então, ao mesmo tempo em que eu não vejo a hora da Gabi entrar de férias, eu vou aproveitar da folguinha para atualizar o Blog, divulgar o acervo de livros infantis na nossa biblioteca, e continuar trabalhando na contacão de historias em português e o nosso teatro bilingue, entre outros projetinhos pessoais.


Por que continuar com os projetos do Clube do Livro?  E necessario expandir o acervo de livros em português das bibliotecas?  Minha filha tem cinco anos e fala português como uma nativa!  Bate papo com todo munda la, a bisa, o padeiro, os primos, se vira na escolinha no Arraial que ele frequenta...  E tudo isso com uma mãe "demi" brasileira e um pai americano!


Por que quem quer ter uma criança bilingue (ou trilingue ou mais) tem que trabalhar duro.  Muitos de vocês ja viram que quando as crianças começam a estudar, a tendencia e de usar menos português e mais inglês.  Procure um grupo que fale português (conheco algums!), pegue livros em português para ler em casa, assistem DVDs e escutem/cantem musicas em português, vá aos Storytimes ou o Teatro Bilingue, participe dos teatros! Estamos sempre procurando atores, principalmente os pequenininhos!  

Em meu caso, o inglês (claro!) e essencial, e o espanhol muito importante tambem, mas se minha filha perder o português, ela perde uma parte do Brasil, e isso não pode aconteçer.  Beijos,  Suzanna


Feliz volta às aulas!

No comments:

Post a Comment