Monday, September 19, 2011

Aulinha de Portugês - Terceiro Ano

Atencão!  Macaquinhos na Praia!
Em agosto do ano 2009, depois de uma primavera e verão repleto de encontros divertidissimos, resolvemos  reunir toda sexta de manhã com os nossos filhos de idade pre-escolar para fazer uma aulinha de português.  Mônica, com toda a sua criatividade e experiencia dando aula no Brasil, generosamente planejava e realizava as aulas na sua casa.  Lemos muitos livros, fizemos muitos projetos, brincamos muito e as mamães aproveitaram botar o papo em dia.
Nessa foto do verão passado da para ver como as idades variam.

Este ano, o esquema e outro.  Não podemos reunir de manhã porque quase todas as crianças já estao na escola.  As aulas vão continuar toda quarta feira depois da escola por uma hora.  No dia do Teatro Bilingue do Clube do Livro, o encontro vai ser na biblioteca mesmo.  Uma grande vantagem desse horario é que os irmãos mais velhos poderão participar.  Claro, com eles temos que mudar o formato da aula.  Na quarta feira passada tivemos nossa primeira aula, e ficamos muito satisfeitas com o resultado.  Mônica preparou um estudo sobre cores e formas para seguirmos por 9 semanas.  Separamos as crianças em três grupos (os que ja sabem ler, os que estão aprendendo e os pequenininhos) para as ativades, mas a lição principal era igual para todas.  Segue um resumo da nossa primeira aulinha para grandes e pequenos:


Primeiro dia de Aulinha : CORES



1.  Fitas Coloridas
- Mônica tirou fitas de papel crepom de diversas cores de uma bolsa, pedindo que as crianças nomeassem cada cor. 
- Cada criança e mãe escolheram uma fita para segurar, pedindo a cor que queria.
- Seguimos as instrucões para sacudir a fita em baixo, em cima ou no meio.
- Os participantes se organizaram em times, amarelos com amarelos, azuis com azuis etc. para gritar, um grupo de cada vez, o nome das cores.
- Pegamos as fitas e amassamos nas mãos até formar uma pequena bola.  Formamos uma fileira para ver quem jogava a bola mais longe.



Mas que tesourinha mandona!
2.  Leitura - Mônica leu Clact, Clact, Clact por Liliana & Michele Iacocca, uma historia sobre uma tesoura que encontra um monte de papel colorido picado e resolve por ordem naquela bangunça toda.  As crianças faziam o barulinho e o movimento da tesoura juntos com a historia.

A turma do meio, decorando as pastas

3.  Atividade - Decoramos as pastas que vão guardar os trabalhos das crianças durante 9 semanas de estudo sobre cores, com uma colagem referente ao livro CLACT, CLACT, CLACT.
- As crianças, separadas por idade e acompanhadas por varias mães, colaram papel colorido e picotado em varias formas   (losango, triangulo etc.) nas pastas.  Os menores colaram  todas as cores e misturadas enquanto os mais velhos ja aguparam os papeis por cor, formato, ou até juntando para produzir uma imagem.  Durante o periodo de trabalho, as mães faziam perguntas para desenvolver o vocabulario, dependendo da faixa etária da criança: que cor é essa?  Procure um oval azul.  Como foi que vôce organizou os seus papeis?  Nomeie todas as formas.
- Para terminar, cada criança escreveu as palavras: vermelho, amarelo e azul do jeito deles para vermos os niveis. 
Essa combinação de CD/DVD e Livro de Atividades é um ótimo investimento.
4.  Usamos a musica e o video da Palavra Vantada para aprender os movimentos e cantar a  musica "Yapo".

Nas proximas semanas estaremos trabalhando com musica (Toquinho, Vinicius) , outros livros (Flicts, Urso Marrom), o  arco-iris e jogos que envolvam as cores.

1 comment:

  1. Adorei o post! A evolucao da aulinha de portugues!!! :)

    ReplyDelete